Your cart is currently empty!
AROMATERAPIA: conheça real o significado deste termo
A escolha do nome “Aromaterapia” foi infeliz pois diminui a relevância desta importante matéria.
O termo Aromaterapia foi cunhado em 1920 pelo químico e perfumista francês Renè Maurice Gatefossè. Ele sofreu um acidente em seu laboratório e resolveu fazer um experimento em si mesmo, utilizando extratos de flores de lavanda em seus ferimentos, e ficou impressionado com a rápida recuperação e cicatrização de sua pele. Isso despertou seu interesse e o levou a pesquisar e a estudar profundamente sobre os benefícios dos óleos essenciais na saúde; deparando-se com um conhecimento ancestral enorme, voltando às origens do uso dos óleos essenciais há 6 mil anos no Egito, China e Índia principalmente.
Os óleos essenciais são extraídos de plantas que contêm grande quantidade de moléculas aromáticas em suas folhas, ramos, flores, casca, tronco, sementes, raízes ou polpa, e o termo Aromaterapia criado por Gatefosse significa “tratamento com plantas aromáticas”.
A Aromaterapia é um tratamento baseado nas propriedades químicas dos óleos essenciais, que exercem ações terapêuticas no nosso organismo e tem fundamentação científica. (pesquise artigos científicos sobre isso no site pubmed)
Infelizmente, o termo Aromaterapia foi muito banalizado ao longo dos anos. Muitas pessoas passaram a utilizar esta palavra vinculando-a a produtos artificiais, sintéticos, ao invés de usarem os aromas naturais (os óleos essenciais), e por causa disso acabavam não obtendo benefícios em sua saúde e, muito pior que isso, adquirindo alergias respiratórias e dermatológicas. Diversos desses produtos sintéticos podem ser encontrados em lares de todo o mundo: desinfetante com “aroma artificial de lavanda”, água sanitária com “aroma artificial de capim-limão”, desengordurante com “aroma artificial de limão”, amaciante de roupas com “aroma artificial de jasmim”, sabonete com “aroma artificial de alecrim”, velas com “aroma artificial de canela”, e milhares de outros exemplos. Ao adquirir produtos para uso cosmético, de higiene e para a limpeza do lar, opte por produtos sem aromatizantes sintéticos. Sua saúde agradece!
por