Essência Ativa
Essência Ativa
Instagram @essenciaativasaude
Cadeado

Dicas para armazenar corretamente os óleos essenciais

Armazenar corretamente seus óleos essenciais garante a qualidade e, principalmente, a segurança de seus produtos!

Armazenar corretamente os óleos essenciais garante a longeividade do produto

Os óleos essenciais são substâncias altamente antioxidantes na natureza e, por esta razão, são quimicamente muito ativos e precisam de alguns cuidados. Vou listar alguns materiais que podemos usar e que são resistentes a essa oxidação.

Seja o próprio óleo essencial, ou um produto feito à base de óleos essenciais, procure colocá-los em embalagens de vidro e de preferência de cores escuras e opacas, pois o óleo essencial se degrada em contato com a luz. Os frascos de vidro na cor âmbar são os mais indicados. Caso não tenha um frasco de vidro opaco, você pode encapar o recipiente com um papel ou um tecido grosso, que não permita a passagem da luz.

Outra opção é o plástico, mas não é qualquer tipo de plástico! O plástico mais seguro que não sofre corrosão pela ação dos OE (óleos essenciais) é o plástico tipo 2, também chamado de HDPE e de PEAD (polietileno de alta densidade).  Por ser um polietileno de cadeias longas, ele não sofre degradação pelos OE e é o mais usado atualmente. Outro tipo de material plástico que também pode ser utilizado é o plástico PET tipo 1, ou  Tereftalato.

O aço inox é outro material seguro para armazenamento pois, como o nome já diz, ele não é oxidável, não sofre alterações de corrosão. E outra vantagem é sua cor metálica, que é opaca e reflete a luz, protegendo ainda mais o conteúdo em seu interior.

Armazene seus produtos sempre em local seco, fresco, arejado, longe da luz solar, longe do calor e longe da umidade.

Muito importante: NUNCA coloque óleos essenciais dentro de umidificadores de ambiente e nem em aparelhos de inalação, pois você irá estragar seus aparelhos, e ainda correrá o risco de inalar vapores tóxicos.

Tenha sempre os acessórios corretos para usar seus óleos essenciais com segurança!

Autora: Andrea Marzolla – Farmacêutica e Aromaterapeuta.

Para adquirir óleos essenciais, clique aqui.

Conheça o real significado da palavra “aromaterapia”.


Publicado

em

por

Tags: